O fundador do Hospital Santa Tereza, Dr. Frederico Guilherme Keche Virmond, nasceu em 21 de fevereiro de 1921, natural de Guarapuava – PR. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1948. Defendeu sua tese emDoutorado em 1948 – Incisões Transversas do Abdômen. Casou-se com Sra. Irena Warpechowski Virmond em 28 de dezembro de 1950, teve quatro  filhos – Heloisa Maria Virmond Haick, Frederico Eduardo W. Virmond, Alcibiades Clemente W. Virmond e Laurence Augusto Virmond. Doze netos, sete bisnetos.

Médico generalista, Dr. Frederico Guilherme consultava a todos que o procuravam.

Apesar dos poucos recursos tecnológicos que havia na época, Dr. Frederico Guilherme utilizava o que ainda hoje é um dos recursos de maior precisão: A anamnese, que nada mais é do que ouvir ao paciente, e diante de seu relato definir o diagnóstico da patologia.

As doenças que predominavam na década de 60 era tuberculose, tifo, maleita, hanseníase. Devido ao grande número de pacientes de hanseníase,  Dr. Frederico Guilherme destinava os sábados para realizar os atendimentos.

Não havia nessa época enfermeira alto padrão na cidade e região, somente atendente de enfermagem que sabiam seu oficio através da pratica diária de atendimento aos pacientes. A primeira enfermeira alto padrão veio somente em 1978 – Maria Patrícia Brulé Duhalde. Muitos são os acontecimentos que solidificaram a importância dessa obra neste cinquenta anos de sua existência. Com o tempo tudo foi se aprimorando, Dr. Frederico Guilherme relata que o progresso e a tecnologia foram evoluindo e sendo assimiladas normalmente, sem oposição.

A Associação de Saúde Frederico Guilheme Keche Virmond sucedeu a pessoa jurídica e as atividades do Hospital Santa Tereza de Guarapuava em 2011.

Atende a população de aproximadamente 406.912 mil habitantes( fonte IBGE-2010). Esse número inclui os 20 municípios pertencentes a 5ª regional de saúde.

Apesar da imensa crise que assolou e encerrou as atividades de inúmeros hospitais do país, a Associação de Saúde Frederico Guilheme Keche Virmond, jamais deixou de prestar atendimento à população, pois desde seu inicio foi determinado pelo seu fundador “prestar atendimento a quem necessitar”.

Missão/Visão e Valores